Voltar

Projeto de estudantes conceicionenses estará na I Conferência Internacional Infanto-juvenil

O evento vai acontecer de 17 a 21 de março em Belém

Data: 15/12/2024
Foto: Folha de Carajás

A crescente preocupação com o meio ambiente tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis na indústria do papel. Livros vencidos, que muitas vezes acabam em aterros, podem ser uma valiosa fonte de matéria-prima para a produção de papel reciclável.

Neste sentido, os estudantes Rafael Macedo Silva e Evelly Karolynna Santos Gomes, da Escola Estadual José Wilson Pereira Leite, de Conceição do Araguaia, desenvolveram um projeto selecionado para a I Conferência Internacional Infanto-juvenil sobre educação e mudança do clima- "Reflorestando Mentes", que acontecerá em Belém, de 17 e 21 de março de 2025. Entre cerca de 700 projetos 64 foram selecionados pela Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC).

O projeto visa explorar o processo de reciclagem de livros didáticos vencidos da Escola Wilson Leite, transformando resíduos em novos produtos. O projeto resultou em uma quantidade 30 folhas de 30cmx40cm de folhas recicladas. O papel produzido apresentou, resistência firme, textura rugosa, e aplicabilidade em diferentes projetos como produção de cartazes e cartões festivos.

A iniciativa gerou interesse e envolvimento da comunidade escolar sobre reciclagem e sustentabilidade. Segundo os idealizadores do projeto, denominado “Da origem do papel à sustentabilidade”, orientado pela professora Heyde Gomes de Moura, a fabricação de papel reciclável a partir de livros vencidos é uma solução eficaz para minimizar resíduos e promover a sustentabilidade.




Por: Folha de Carajás

jornal@folhadecarajas.com


Comentários

Deixe seu comentário